Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Áreas de Atuação

Nutrologia e Medicina Nutricional

Nutrologia e Medicina Nutricional
Nutrologia e Medicina Nutricional

 

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade da medicina de caráter clínico que estuda a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento de doenças nutroneurometabólicas, que compreende qualquer patologia que tenha como causa o excesso ou déficit de algum nutriente.

A especialidade estuda os nutrientes dos alimentos e suas funções no organismo, a parte microbiológica e hormonal além de fatores essenciais como a avaliação do sono, nível de estresse, saúde intestinal, transtornos alimentares, distúrbios psico-comportamentais, entre outros.

 

Medicina Funcional

A Medicina Funcional trata a saúde física, mental e emocional do paciente de maneira individual e integrada. Fundamentada em técnicas e métodos preventivos, a Medicina Funcional tem como principal objetivo atuar nas causas das doenças, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida.

A Medicina Funcional considera que a maioria das doenças crônicas complexas são oriundas de disfunções em um ou mais sistemas do nosso organismo, resultantes da interação com o meio ambiente, hábitos de vida, fatores emocionais e histórico médico familiar.

 

 

Os principais princípios que baseiam a Medicina Funcional são:

  • Parceria entre o paciente e o médico na busca do equilíbrio físico e mental;
  • Compreensão da individualidade bioquímica de cada um;
  • Abordagem com foco no paciente e não somente na doença;
  • Busca de um equilíbrio dinâmico entre os fatores internos e externos que envolvem a parte física, mental e o espiritual de cada um.
  • Identificação da saúde não somente como a ausência de doença, e sim a busca por qualidade de vida.
  • Reconhecimento que alterações funcionais e metabólicas resultam levam em desequilíbrios no organismo que se não corrigidos, progridem, acarretando o aparecimento de doenças crônicas;
  • Compreensão das diversas estratégias a serem abordadas, dentre elas: dieta e nutrição, manejo do estresse, atividade física, suplementos e modulação hormonal;
  • Estabelecimento de uma abordagem interdisciplinar comprometida com o processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

 

Melhora da saúde e da qualidade de vida

Melhora da saúde e da qualidade de vida
Melhora da saúde e da qualidade de vida

O significado de saúde vai muito além da ausência de doenças. Para ser ou estar saudável é preciso existir um equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Para isso, é preciso adequar alguns pilares essenciais como: manter o equilíbrio nutricional de macro e micronutrientes, realizar atividade física regular, manter a composição corporal adequada, manter sono de qualidade, modular estresse e ansiedade, manter um intestino saudável e manter o equilíbrio metabólico e hormonal. Nosso objetivo é direcionar e acompanhar nossos pacientes nessa jornada em busca da sua melhor versão de saúde, independente de qual fase da vida ele(a) esteja.

 

Aumento de performance e hipertrofia

Aumento de performance e hipertrofia
Aumento de performance e hipertrofia

O músculo é um tecido metabolicamente ativo, considerado o maior órgão endócrino do nosso corpo e responsável pela produção de miocinas antiinflamatórias.

A hipertrofia muscular é um processo fisiológico em que ocorre o aumento da massa muscular. Para além dos benefícios relacionados à estética, A hipertrofia vai além dos benefícios relacionados à estética, também está diretamente ligada à performance esportiva e à saúde.

Os tratamentos para melhora de performance e hipertrofia tiveram uma grande evolução nos últimos anos.  Com a variedade de opções terapêuticas é necessário ter um amplo conhecimento teórico e prático, entender as demandas e os objetivos de cada paciente para avaliar as substâncias ergogênicos que podem melhorar os resultados de cada indivíduo especificamente.

 

Emagrecimento

Emagrecimento
Emagrecimento

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença considerada um problema de saúde pública. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas. Estima-se que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de indivíduos adultos estejam acima do peso.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A doença aumenta o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associada ao surgimento de alguns tipos de câncer. Também prejudica a saúde metal por aumentar a predisposição a depressão e ansiedade.

A melhora dos hábitos de vida e da alimentação são pilares na busca pelo emagrecimento saudável. Porém em algumas situações pode ser necessário a utilização de medicamentos e suplementos para auxiliar nesse processo de emagrecimento. O acompanhamento com profissional qualificado como o especialista em nutrologia é essencial na conquista de um emagrecimento saudável e sustentável ao longo do tempo. Com isso se ganha muitos anos de vida com funcionalidade, qualidade e independência.

  

Melhora da composição corporal

Melhora da composição corporal
Melhora da composição corporal

A composição corporal é a proporção entre os diferentes componentes corporais (gordura, ossos, água e músculos) e a massa corporal total. A perda de peso pode significar a perda de diferentes componentes como água, músculos, massa óssea ou gordura. O mais importante que perder peso na balança é a melhora da composição corporal. Muitas vezes, o indivíduo perde gordura e aumenta sua massa muscular, desta forma pode não ocorrer alteração significativa de peso na balança, ou até ter ganho de peso, mas certamente houve uma melhora na sua composição corporal e saúde. A avaliação da composição corporal mostra com precisão as mudanças na gordura corporal, massa muscular, massa livre de gordura, água corporal e o peso total do avaliado. Por isso é importante fazer o acompanhamento da composição corporal de construção de saúde e em no processo de emagrecimento saudável.

 

Avaliação do perfil metabólico e hormonal

Avaliação do perfil metabólico e hormonal
Avaliação do perfil metabólico e hormonal

Além de uma anamnese completa e um exame físico bem feito, uma avaliação dos perfis metabólicos e hormonais é fundamental para avaliar as características fisiológicas e patológicas de cada indivíduo e detectar alterações metabólicas e hormonais que podem levar ao aparecimento de doenças clínicas. Traçar um perfil metabólico e hormonal de cada paciente permite programar um plano terapêutico individualizado e específico para tornar a busca pela saúde mais eficaz.

 

Sono de qualidade e descanso adequado

Sono de qualidade e descanso adequado
Sono de qualidade e descanso adequado

Para conquistar um metabolismo saudável precisamos de 6 a 8h de sono por dia. Porém, além da quantidade de horas de sono diárias, o sono precisa ser de qualidade, restaurador e reparador. Para que isso ocorra precisamos entrar em sono profundo e atingir a quarta fase do sono também chamada de sono REM. Muitas vezes podem ser propostas algumas estratégias individualizadas para que o paciente consiga de fato ter um sono de qualidade, que vão desde medidas de higiene do sono, ao uso de suplementos, estratégias alimentares e exercícios físicos.

 

Intestino Saudável

Intestino Saudável
Intestino Saudável

O intestino é considerado o segundo cérebro. Isso porque o órgão é responsável por secretar a serotonina e mais de 30 neurotransmissores importantíssimos para nosso bem-estar e saúde mental. Além de estar relacionado diretamente e indiretamente com a saúde de todos nossos órgãos e sistemas.

A absorção da maioria dos nutrientes é feita no intestino delgado enquanto que a absorção da maior parte de água é realizada no intestino grosso.

O desequilíbrio da flora intestinal, chamado disbiose, altera a absorção de nutrientes no intestino, como o aumento da absorção de lipossacarídeos. O que gera inicialmente um processo inflamatório local e posteriormente uma inflamação subclínica podendo levar a resistência insulínica e ao aumento de gordura corporal com consequente aumento de peso. Também ocorre uma desregulação do apetite e da saciedade. Para ter um intestino saudável, poderá ser instituído estratégias alimentares específicas, suplementação de enzimas digestivas, probióticos, prébióticos, fibras alimentares, aminoácidos como a glutamina, etc.

 

Modulação de agentes estressores, estresse e ansiedade

Modulação de agentes estressores, estresse e ansiedade
Modulação de agentes estressores, estresse e ansiedade

Cada vez mais comum entre grande parte da população, o estresse e a ansiedade afetam diretamente a saúde física e mental das pessoas. O estresse é uma reação natural e necessária do nosso corpo para nos alertar em situações de perigo. Enquanto que a ansiedade é o estado constante de apreensão diante de acontecimentos e situações cotidianas, sejam eles reais ou imaginários. No cotidiano somos expostos constantemente a situações de estresse e ansiedade que desencadeiam sinais e sintomas, que vão desde os mais leves até os gravíssimos. É importante destacar que nem sempre é fácil perceber os sintomas físicos causados pelo estresse e ansiedade, pois uma grande parte da população se habituou a viver ansiosa e estressada e, por isso, só percebe os sintomas quando o quadro já está crítico, ou não consegue perceber e a situação vai se persistindo e deteriorando ao longo dos anos com repercussões subclínicas muitas vezes.

O estresse tem como resultado respostas físicas geradas por conta da estimulação do sistema nervoso autônomo, que provoca a liberação de hormônios como a adrenalina. A produção desses hormônios em níveis elevados, aumenta a taxa dos batimentos cardíacos e também a pressão arterial. O estresse prolongado leva a um aumento ainda maior de hormônios, principalmente o cortisol, que gera problemas de saúde como a exaustão mental e física. Os picos de cortisol no decorrer do dia levam a uma busca por “confort foods” (alimentos mais palatáveis e de fácil acesso) aumentando assim o consumo de carboidratados simples e comidas industrializadas. A modulação do estresse e da ansiedade é vital no processo de construção de saúde, emagrecimento e na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

 

Dr. Jacob Facuri Neto

CRM-GO 20084

Nutrologia e Medicina Funcional Integrativa

 

  • Especialização em Nutrologia pela ABRAN;
  • Especialização em Medicina Funcional Integrativa pela ABMFI;
  • Especialização em Clínica Médica pela SBCM.

 

Atendimento particular, emitimos o comprovante para pedido de reembolso para planos de saúde que aceitam essa modalidade. Caso necessite de exames, poderão serem realizados via convênio.

 

Para agendamento:

Whatsapp: (62) 99645-6500

 

Atendimentos:

Vue Clinique – Órion Business

Av. Portugal, 1148, Setor Marista, Sala 3702 B, Goiânia, Go.

 

Hospital Jacob Facuri

Rua 8, N° 657, St. Central, Goiânia, Go.

Botão Voltar ao topo
Ligue: (62) 99645-6500