Nutrologia e Medicina Nutricional

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade da medicina de caráter clínico que estuda a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento de doenças nutroneurometabólicas, que compreende qualquer patologia que tenha como causa o excesso ou déficit de algum nutriente.

A especialidade estuda os nutrientes dos alimentos e suas funções no organismo, a parte microbiológica e hormonal além de fatores essenciais como a avaliação do sono, nível de estresse, saúde intestinal, transtornos alimentares, distúrbios psico-comportamentais, entre outros.

Medicina Funcional

A Medicina Funcional trata a saúde física, mental e emocional do paciente de maneira individual e integrada. Fundamentada em técnicas e métodos preventivos, a Medicina Funcional tem como principal objetivo atuar nas causas das doenças, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida.

A Medicina Funcional considera que a maioria das doenças crônicas complexas são oriundas de disfunções em um ou mais sistemas do nosso organismo, resultantes da interação com o meio ambiente, hábitos de vida, fatores emocionais e histórico médico familiar.

Os principais princípios que baseiam a Medicina Funcional são:

• Parceria entre o paciente e o médico na busca do equilíbrio físico e mental;
  • Compreensão da individualidade bioquímica de cada um;
  • Abordagem com foco no paciente e não somente na doença;
  • Busca de um equilíbrio dinâmico entre os fatores internos e externos que envolvem a parte física, mental e o espiritual de cada um.
  • Identificação da saúde não somente como a ausência de doença, e sim a busca por qualidade de vida.
  • Reconhecimento que alterações funcionais e metabólicas resultam levam em desequilíbrios no organismo que se não corrigidos, progridem, acarretando o aparecimento de doenças crônicas;
  • Compreensão das diversas estratégias a serem abordadas, dentre elas: dieta e nutrição, manejo do estresse, atividade física, suplementos e modulação hormonal;
  • Estabelecimento de uma abordagem interdisciplinar comprometida com o processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Dr Jacob Facuri, Goiânia, Goiás, Hipertrofia Goiânia, Implantes hormonais Goiânia, Implantes não hormonais Goiânia, Imprensa, Medicina Funcional Goiânia, Medicina Integrativa Goiânia, Notícias, Nutrologia Goiânia, Nutrólogo Goiânia, Reposição hormonal Goiânia, Reposição testosterona Goiânia, Saúde, Tratamento colesterol Goiânia, Tratamento de TPM Goiânia, Tratamento diabetes Goiânia, Tratamento doenças metabólicas Goiânia, Tratamento endometriose Goiânia, Tratamento menopausa Goiânia,